quinta-feira, 8 de março de 2012

O que é o calázio?

Calázio é o nome dado ao cisto da pálpebra causado pela inflamação de uma das glândulas que produzem material sebáceo (glândulas de Meibomius) localizadas nas pálpebras superior e inferior. Às vezes é confundido com o hordéolo (terçol), que também aparece como uma tumefação na pálpebra.
O calázio é uma reação inflamatória ante uma obstrução da secreção sebácea pela glândula. Não é causada pela presença de bactérias, embora a área afetada possa ser infectada posteriormente.



Sintomas
O calázio tende a desenvolver-se mais comumente nas bordas palpebrais e tende a "apontar" para o interior da pálpebra. Em alguns casos, pode causar uma inflamação aguda de toda a área devido à bactérias e se tornar contagioso.
O tratamento é feito por um dos métodos citados abaixo, ou por uma combinação destes.
  • Compressas mornas aplicadas sobre a pálpebra fechada e com um pano limpo umedecido em água morna durante 5 a 10 minutos, por 3 ou 4 vezes ao dia. Em geral, desaparece em algumas semanas.
  • Injeção de esteróides podem ser eficazes quando persiste um nódulo pequeno após a realização das compressas mornas.
  • Excisão cirúrgica: um calázio de grande tamanho o qual não respondeu a outros tratamentos pode ser removido cirurgicamente uma vez que a inflamação inicial já tenha diminuído

Nenhum comentário:

Postar um comentário