sexta-feira, 9 de março de 2012

o que é a toxocariase ocular?

A toxocaríase ocular pode ser a causa de uma série de manifestações oculares, variando desde um granuloma a um descolamento total da retina.

O que é a retinose pigmentar?

 retinite pigmentosa ou retinose pigmentar é uma doença genética, que ataca a retina causando destruição das suas células. O paciente que tem a doença perde pouco a pouco a visão, primeiro a visão noturna depois a visão mesmo durante o dia. A perda de percepção das cores e tonalidades em contrastes também acomete de forma gradual o paciente.
Retinopatia diabética é a lesão à retina causada pelas complicações do diabetes mellitus. É causa importante de cegueira. Em pacientes com Diabetes mellitus tipo 1, sua progressão pode ser lentificada pelo uso de inibidores da enzima de conversão da angiotensina.[1]


O que é a retinopatia?

Retinopatia é o termo utilizado para designar formas de lesões não inflamatórias da retina ocular. Normalmente é associada a deficiente aporte sanguíneo. Com frequência, as retinopatias são manifestações localizadas de doenças sistémicas.

As principais causas e diferentes tipos de retinopatia são:
  • diabetes: retinopatia diabética
  • hipertensão arterial: retinopatia hipertensiva
  • prematuridade do recém-nascido: retinopatia da prematuridade
  • anemia falciforme
  • exposição solar directa
  • medicação
  • oclusão retinal e venal
A retinopatia pode progredir para cegueira se for severa ou afectar a mácula


O que é a retinoblastoma?

O retinoblastoma é um tumor maligno da retina desenvolvido a partir dos retinoblastos.

o que é a proptose?

Deslocamento do globo ocular para baixo, resultante de um distúrbio inflamatório da órbita ou massa dentro da cavidade orbitária.

O que é o olho seco?

O olho seco é uma condição anormal da superfície do olho que se manifesta quando as pessoas produzem pouca lágrima ou a mesma é deficiente em alguns de seus componentes. Pouca quantidade, má qualidade.

O que é a oftalmopatia de graves?

A Doença de Graves  é uma patologia  em que a glândula tireóide não é regulada pelo hormônio pitutitário regulador da tireóide (TSH), mas estimulada por uma imunoglobulina que reconhece sítios de receptores de TSH no folículo tireoidiano. Ocorre com mais freqüência nas quarta e quinta décadas de vida e é mais comum no sexo feminino do que no masculino, na relação de 8:1.

O que são Oclusões Vasculares retinianas?

Ocorre geralmente devido à formação de trombos que causam obstrução ao fluxo sanguíneo, gerando hemorragia cuja extensão é directamente proporcional à dimensão da veia obstruída. Manifesta-se por perda visual súbita e seu tratamento costuma ser expectante até que a hemorragia seja reabsorvida.

O que é o Nistagmo?

Nistagmo são oscilações repetidas e involuntárias rítmicas de um ou ambos os olhos em algumas ou todas as posições de mirada do olhar, podendo ser originárias de labirintites, maculopatias ou catarata congênita, albinismo, e outras causas neurológicas.

Ficheiro:Optokinetic nystagmus.gif

O que é a Neurite optica?

 Neurite óptica ou neurite retrobulbar é a inflamação do nervo óptico que pode causar uma perda da visão parcial ou completa. É uma doença desmielinizante.

O que são Neoplasias Conjuntivais?

A neoplasia intra-epitelial córneo-conjuntival (NIC) é uma doença benigna do epitélio de superfície ocular, com baixo potencial de malignidade, de difícil diagnóstico (podendo apresentar-se sob as mais variadas formas) e de difícil tratamento


O que sao as Moscas Volantes?

Moscas volantes,são fenômenos entópticos caracterizados por formas semelhantes a sombras que aparecem sozinhas ou junto com muitas outras no campo visual do indivíduo. Eles podem ter a forma de pontos, linhas, ou fragmentos de teias de aranhas, que flutuam vagarosamente em frente aos olhos.

o que é o lacrimejamento excessivo?

Lacrimejamento quer dizer “lágrima em excesso, ou que excede a capacidade de ser escoada pelas vias lacrimais”. A produção de lágrimas é muito mais abundante nos casos em que a córnea é machucada, isto é, a parte transparente que cobre o colorido do olho tem a sua superfície descamada. Isto pode ocorrer pela a ação de um corpo estranho, por trauma e outros.

O que é o hordéolo?

O terçol, chamado em medicina de hordéolo, é uma inflamação das glândulas das pálpebras, localizadas junto à raiz dos cílios

O que é a Uveite?

A uveíte é uma doença nos olhos, decorrente de uma inflamação da úvea, que é formada pela íris, corpo ciliar e coróide. As uveítes podem ser de causa infecciosa (bactérias, fungos, vírus e protozoários. O tratamento das uveítes se faz, na maioria dos casos, através de medicação (oral e colírios).

O que é o hifema?

Hifema é o acúmulo de sangue na câmara anterior do olho. Visível como um tingimento avermelhado na câmara anterior, os hifemas são frequentemente causados por um trauma  e podem bloquear parcialmente ou completamente a visão.

O que é a exoftalmia grave?

A exoftalmia é a protrusão anormal de um ou de ambos os olhos. Nem todos os indivíduos com olhos protuberantes necessariamente apresentam exoftalmia.
Alguns simplesmente apresentam olhos proeminentes com mais parte branca visível do que o normal.




A exoftalmia pode ocorrer subitamente em decorrência de um sangramento atrás do olho ou de uma inflamação da órbita. Tumores, benignos ou malignos, podem formar-se na órbita e empurrar o globo ocular para frente. O crescimento não usual de um tecido (pseudotumor) pode produzir exoftalmia em 2 a 3 semanas.

o que é a episclerite?

EPISCLERITE, é uma doença benigna, aguda e autolimitada, que cursa com desconforto ocular, hiperemia e lacrimejamento com duração variável entre 2 a 21 dias.
A episclerite afeta principalmente mulheres jovens e de meia-idade, porém há casos descritos em crianças com idade a partir de 13 meses.