quinta-feira, 8 de março de 2012

o que é um olho emetrope?

Um olho emétrope forma as imagens de um objeto distante de maneira muito precisa na retina, ou seja, o ponto focal fica exatamente sobre a retina.

o que é a edema macular?

Um edema macular ocorre quando depósitos de fluidos e proteínas se acumulam sobre ou sob a mácula do olho, uma região central amarelada da retina, tornando a mais espessa e inchada. Isso pode prejudicar a visão da pessoa afetada.


Macular Edema image

O que sao distrofias corneanas

Transtornos hereditários bilaterais da córnea, normalmente autossômicos dominantes, que podem se apresentar no nascimento, sendo porém mais frequentemente desenvolvidas durante a adolescência, progredindo lentamente através da vida. A distrofia macular central é transmitida como um defeito autossômico recessivo.



O que é a Diplopia?

Diplopia é um dos sintomas mais incômodos que pacientes podem referir na clínica diária. Algumas de suas causas são benignas, como o erro refrativo não corrigido; outras podem ser graves e ameaçar a vida do paciente

Diplopia - medical term for double vision

O que é o descolamento posterior do vítreo?

Deslocamento do corpo vítreo (corpo vítreo) de seus locais normais,especialmente da retina, devido à retração, causada por condições inflamatórias ou degenerativas, trauma, miopia ou senilidade.

O que é o descolamento da retina?

Descolamento de retina é uma enfermidade do olho caracterizada pela separação das camadas foto-sensível e de suporte e nutrição da retina. Usualmente causada por trauma, ou por uma existência prévia de uma pequena ruptura por onde o fluido intra-ocular entra e força a separação das camadas , ou pela sucção exercida pelo fluido na parte foto-sensível da retina, o que é mais comum em pessoas idosas.

O que é a degeneração macular?

A degeneração macular é a principal causa de perda visual grave em pessoas com mais de 65 anos de idade. As causas exatas de seu aparecimento não estão ainda elucidadas e, atualmente, não existe nenhum tratamento comprovadamente eficaz.

O que é a ceratite?

A ceratite, ceratomalacia ou ainda queratite é uma inflamação na córnea, prefigurada pelo surgimento de pontos ressecados e esclerosados, chamados de pontos xeróticos, localizados na conjuntiva. Tal lesão acaba tornando a córnea esclerosada e insensível.

O que é a celulite orbitaria?

Celulite orbitária é uma doença infecciosa grave dos tecidos moles que rodeiam a órbita. O quadro geralmente caracteriza-se pelo aparecimento súbito de febre, proptose, diminuição do movimento ocular bem como sinais inflamatórios evidentes das pálpebras

Mexer em espinha pode gerar problema de visão

Devido ao risco de alastramento da infecção os doentes devem ser seguidos em regime de internamento hospitalar e ser medicados com antibióticos endovenosos. Uma das complicações mais temidas é a trombose do seio cavernoso e meningite. Ocorre ainda por vezes a formação de abcesso, o qual necessita quase invariavelmente de drenagem cirúrgica.

O que é a cegueira?

Cegueira é a condição de falta de percepção visual, devido a fatores fisiológicos ou neurológicos. Várias escalas têm sido desenvolvidas para descrever a extensão da perda de visão e definir a cegueira.[2] Cegueira total é a completa falta de percepção visual de forma e luz

O que é o calázio?

Calázio é o nome dado ao cisto da pálpebra causado pela inflamação de uma das glândulas que produzem material sebáceo (glândulas de Meibomius) localizadas nas pálpebras superior e inferior. Às vezes é confundido com o hordéolo (terçol), que também aparece como uma tumefação na pálpebra.
O calázio é uma reação inflamatória ante uma obstrução da secreção sebácea pela glândula. Não é causada pela presença de bactérias, embora a área afetada possa ser infectada posteriormente.



Sintomas
O calázio tende a desenvolver-se mais comumente nas bordas palpebrais e tende a "apontar" para o interior da pálpebra. Em alguns casos, pode causar uma inflamação aguda de toda a área devido à bactérias e se tornar contagioso.
O tratamento é feito por um dos métodos citados abaixo, ou por uma combinação destes.
  • Compressas mornas aplicadas sobre a pálpebra fechada e com um pano limpo umedecido em água morna durante 5 a 10 minutos, por 3 ou 4 vezes ao dia. Em geral, desaparece em algumas semanas.
  • Injeção de esteróides podem ser eficazes quando persiste um nódulo pequeno após a realização das compressas mornas.
  • Excisão cirúrgica: um calázio de grande tamanho o qual não respondeu a outros tratamentos pode ser removido cirurgicamente uma vez que a inflamação inicial já tenha diminuído

O que é o buraco macular?

Buraco Macular
Dentro do olho temos a retina e nesta uma região central denominada de mácula, que pela característica das células que a compõe, é responsável pela visão de detalhes e cores, ver anatomia. Buraco Macular é uma doença em que um “buraco” se desenvolve nesta região levando a redução visual.

O que é a Blefarite?

Blefarite é uma inflamação não contagiosa das pálpebras. É normalmente caracterizada pela produção excessiva de uma camada lípidica (óleo), gerada por uma glândula encontrada na pálpebra, criando uma condição favorável para o crescimento bacteriano.



Sintomas
  • Prurido (coceira);
  • Irritação ocular;
  • Sensação de corpo estranho;
  • Lacrimejamento;
  • As pálpebras superior e inferior ficam cobertas por detritos oleosos e bactérias em torno da base dos cílios, podendo levar à sua perda.

O que é a baixa visão?

Visão Subnormal é um sub-especialidade dentro da Oftalmologia e Optometria onde os profissionais tratam de pessoas que tenham menos que a visão normal. A Baixa visão pode ser um resultado de fatores congênitos ou adquirida. Um exemplo é a Neuropatia óptica hereditária de Leber e a Degeneração macular relacionada à idade.

O que é a anisometropia?

Anisometropia é o nome que se dá à condição em que o erro refrativo é diferente entre os olhos. Quanto maior a diferença existente, maior a possibilidade de causar transtornos na visão binocular.


Tipos de anisometropias
  • Antimetropia - quando um olho é míope (miopia) e o outro hipermétrope (hipermetropia)
  • Hipermetrópicas - quando os dois olhos são hipermétropes (hipermetropia)
  • Miópicas - Quando os dois olhos são míopes (miopia)

O que são alergias oculares?

- São reacções alérgicas dos olhos, ou seja, são respostas do sistema imunológico (sistema de defesa do organismo) a uma determinada substância, que se chama alergeno




QUAIS SÃO OS ALERGENOS MAIS COMUNS?
- Pólen (arvores, flores e algumas ervas que libertam o pólen no ar).
- Mofo (esporos de mofo existente nas folhas e no feno e que são libertadas no ar)
- Pêlo dos animais (nomeadamente do gato)
- Ácaros da poeira, poluição, cosméticos e produtos de maquilhagem
- Alimentos de origem marinha (camarão, lagosta)
Qual é a manifestação clínica das reacções alérgicas oculares?
- É a conjuntivite alérgica e as reacções alérgicas palpebrais.